30.11.04

Composição Ex. 2 – A Fotografia

Em cima da mesa quadrada está deixada à solta (talvez tivesse caído do album), uma fotografia 10x15 que me fez logo estremecer. Quando a adrenalina finalmente deixou de se fazer sentir no meu corpo sento-me lentamente no sofá segurando-a com as duas mãos e volto atrás no tempo como se se tratasse de uma película de filme. Fixo um ponto na parede e o meu pensamento voou a muitos quilómetros daqui….

Goa 10 de Março de 2003. Praia de Palolem onde o pôr-do-sol é considerado o mais bonito do mundo. Registámo-lo para sempre através de uma fotografia. Estou sentada num rochedo negro que contrastava com a límpida areia branca, o céu, por trás tornou-se vermelho, como registo de um dia quente e húmido de verão tropical. A minha pele está notoriamente bronzeada e saudável, e os meus olhos brilhantes pareciam a enorme bola de fogo que se escondia por trás do Índico. Lembro-me que dispararam centenas de flashes em catadupa. Esta gargalhada espontânea (quase que a oiço) deixou de existir há muito tempo e bonita que era. Estava feliz, disso não há a mais pequena dúvida. Este momento tinha sido registado minutos antes de um jantar numa rústica esplanada de praia à luz de velhos archotes, em frente ao mar que espelhava a grande lua.

Lisboa, 29 de Novembro de 2004. Levo comigo a fotografia para o meu quarto. Antes de guardá-la religiosamente, torno a olhá-la, mas as lágrimas desfocaram-me a beleza do momento. Sinto apenas a nostalgia do passado e saudades de um futuro assim.

M. L.

Sem comentários: